quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Livro O advogado do diabo, Morris West


"No clássico "O Advogado do Diabo", o australiano Morris West apresenta a política por trás da santificação, quando interesses maiores da Igreja Católica ou de terceiros podem pressionar a mudança dos fatos históricos.
Durante um processo de canonização, um investigador do Vaticano visita um vilarejo miserável do sul da Itália nos anos após a Segunda Guerra Mundial. O suposto santo é Giacomo Nerone, um homem que foi morto por comunistas nos últimos dias do conflito e que foi proclamado santo pelos habitantes locais após a sua morte.
O "advogado do diabo" é o padre Braise Meredith, que recentemente recebeu o diagnóstico que tem poucos meses de vida e como último trabalho para a Igreja precisa separar milagres reais das superstições dos camponeses. Ao longo de sua investigação ele entrevista diversos personagens locais e suas relações com Nerone, e encontra problemas que poderiam impedir a canonização.
Aí está o grande conflito interno do padre Meredith. Seria justo mentir sobre alguns dados ao Vaticano tendo em vista o bem que a canonização traria a todas aquelas pessoas do povoado? "

Livro O advogado do diabo
Morris West

Editora Rio Gráfica
1986

Boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário