quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Livro Cavalhadas, Ana Zenaide Ourique e Célia Silva Jachemet


"Resgatar os fundamentos do folclore é reencontrar os aspectos lúdicos da nossa existência, num período em que os "enlatados" invadem o cotidiano em sequencias intermináveis de incompreensão e violência.
A encenação da luta dos mouros e dos cristãos é mais do que um espetáculo épico. É uma lição de que a paz entre os povos é possível e de que as diferenças ideológicas devem ser respeitadas, porque quando solucionadas as questões fundamentais é que inicia a valorização da vida.
As cavalhadas em Santo Antônio da Patrulha, Glorinha e Gravataí servem de modelo para as outras localidades ao apresentar esse espetáculo épico que remonta às lutas entre mouros e cristãos. E este livro servirá como guia para os interessados em manter viva esta tradição milenar.
Com uma linguagem clara, simples e direta, Célia e Zenaide devolvem o inestimável valor deste ponto fundamental do nosso folclore, que está nas cavalhadas, instigando-nos a uma leitura agradável e enriquecedora, num livro que, além de homenagear antigos corredores, é importante referencial para pesquisas de historiadores, professores e estudiosos.
Desejamos que a união de esforços entre as pesquisadoras Zenaide e Célia, que foram incansáveis na busca das informações aqui registradas, seja o ponto de partida para a publicação de outras pesquisas sobre a nossa história, nosso folclore e nossas estórias populares.
Cumpre agradecer às autoras, me nome da população patulhense, desejando que o esforço seja plenamente recompensado."
Marco Aurélio, Outrubro de 1996.

Livro Cavalhadas
Uma Tradição de Raiz Milenar
Ana Zenaide Gomes Ourique
Célia Silva Jachemet

Edições EST
1997

Boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário