terça-feira, 23 de maio de 2017

Livro Catarinenses, Governo do Estado de Santa Catarina



"Muito prazer, eu sou o Catarinense.
Tenho uma terra pequena, encravada entre as montanhas e as encostas dos vales. Com ela sustento minha família, planto verduras, crio algumas cabeças de gado que alimento com o milho da safra deste ano.
Aqui tem água boa, e na terra maior eu planto arroz e frutas; milho e soja crescem nos campos que ondulam pela serra, até eu perdê-los de vista.
Construo canoas, pesco na praia, no alto mar, e vendo o peixe. Também vendo carne de frango e de porco.
Teço o fio e com ele faço roupas e toalhas. Planto árvores e faço móveis, tiro carvão do fundo da terra e moldo o ferro.
Em fevereiro ou março eu brinco no carnaval, em outubro, faço e bebo o chope, danço nas festas.
Com os amigos jogo bocha e grito na mesa do truco. Na praia, eu remo, velejo e pego ondas.
Aprendi com meus pais, meus avós, meus antepassados que vieram de longe há muito tempo. Agora ensino aos meus filhos e netos."

Livro Catarinenses
Governo do Estado de Santa Catarina

Tempo Editorial
2011

Boas leituras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário