terça-feira, 4 de abril de 2017

Livro O Sol Também Se Levanta, Ernest Hemingway


"Escrito no ano de 1926 pelo cultuado autor norteamericano Ernest Hemingway, "O Sol Também se Levanta" relata a história de um grupo de americanos e ingleses refugiados na Europa. No romance, eles estão viajando da França para Pamplona, cidade da Espanha, onde pretendem participar das Festas de São Firmino, que tem como atração principal as largadas de touro e as touradas.
Apesar de ter sido publicada em 26, a obra começou a ser escrita por Hemingway um ano antes, em julho de 25, com término do trabalho manuscrito em setembro daquele ano. Algum tempo depois de ter esquecido os textos, o escritor revisou-os no inverno de 26. A inspiração do autor para a criação dos personagens e cenários de "O Sol Também se Levanta" foi uma viagem que fez à Espanha em 1925.
Ele descreve as aventuras que viveu com seus colegas de viagem em Pamplona, as bebedeiras nos românticos cafés de Paris e uma pescaria que fez em Pireneus, uma cordilheira entre a Espanha e a França. De forma única, Hemingway apresenta seu estilo marcante, formado por frases curtas e o uso restrito de descrições para relatar as ações, chamado de Teoria do Iceberg, que é descrita pelo próprio autor da seguinte forma:
“Se um escritor de prosa sabe o bastante sobre o assunto do qual está falando, ele pode omitir coisas que sabe e o leitor, se o escritor está escrevendo de forma verdadeira o bastante, sentirá essas coisas com tanta força como se o escritor as tivesse afirmado. A dignidade do movimento de um iceberg existe porque apenas um oitavo dele está acima d’água. Um escritor que omite coisas porque não as conhece apenas cria lugares vazios na sua escrita”.
Nas linhas do romance, há um relacionamento complicado entre Jake Barnes, um ex-combatente de guerra, e Lady Brett Ashley, uma mulher divorciada. Outro personagem importante é Robert Cohn, que, ao se relacionar com Ashley, compra uma briga com Barnes. O livro pode ser considerado umroman à clef, pois apresenta personagens e ações que tem como base experiências reais vividas por Hemingway. Além disso, "O Sol Também se Levanta" foi uma das obras que tornou popular e evidenciou a expressão “geração perdida”, utilizada para designar o grupo de intelectuais americanos que vivia por países da Europa, principalmente na França, e conta com nomes como T. S. Eliot, John Dos Passos, Waldo Peirce, Sherwood Anderson, Ezra Pound, F. Scott Fitzgerald."
Por Felipe Araújo
Fonte: https://www.google.com.br/amp/www.infoescola.com/livros/o-sol-tambem-se-levanta/amp/

Boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário