sexta-feira, 31 de março de 2017

Livro Os Rocha Loures, Maria Cristina Pieruccini


"O retrato não me responde,
ele me fita e se contempla
nos meus olhos empoeirados.
E no cristal se multiplicam
os parentes mortos e vivos
Já não distingo os que se foram
dos que restaram. Percebo apenas
a estranha idéia de família

viajando através da carne."

Carlos Drummond de Andrade

"Os Rocha Loures _ Uma família paranaense em 300 anos de história é, a nosso ver, mais do que um título para a excelente obra de Maria Cristina Pieruccini, parecendo quase uma manchete na bibliografia paranaense a respeito de famílias que ocuparam grandes espaços tanto no passado remoto quanto em épocas bem recentes.

(...)

A obra está dividida em quatro partes, a última das quais abrange dois terços do volume, tratando justamente de um estudo genealógico da figura que neste século ocupou maior espaço na trajetória da família enfocada. Trata-se de João Alves da Rocha Loures (1900-1986), professor, magistrado, político, jornalista e grande empresário rural, em torno do qual são rememorados os ascendentes mais próximos e remotos, os descendentes, bem como seus sete irmãos e seus respectivos descendentes.

Já as três primeiras partes focalizam o grande cenário paranaense onde se deu a origem e evolução da sociedade regional, em meio às afirmações humanas, sociais e comunitárias que abrangem nada menos que quinze gerações sucessivas do tronco paterno e dez do materno de uma família descendente de antepassados comuns - pode-se assim dizer, un verdadeiro clã - que em trezentos anos de história se confunde com a própria história do Paraná."

(Samuel Guimarães da Costa)

"A origem do sobrenome Rocha Loures data do início do século XVIII quando veio para o Brasil, procedente da cidade portuguesa de Loures, o capitão Antônio João da Costa que se casou com Maria da Rocha de Jesus. Desta união nasceria um varão, em cujo nome o pai agregaria uma homenagem à terra distante, ficando seu nome João da Costa Loures."

Livro Os Rocha Loures
Uma Família Paranaense Em 300 Anos De História
Maria Cristina Pieruccini

Editora Posigraf
1995

Boas leituras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário