quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Livro A Leste do Éden, Steinbeck



A leste do Éden é a epopéia Moderna do Indivíduo, encarnada nas duas famílias.
É tido como a continuação do livro escrito por Margareth Mitchell "E o vento levou".
Um romance de paixões calorosas, grandes choques emocionais. John Steibeck foi cuidadoso em falar dos Estados Unidos, não faz apologia a política e muito menos ao poderio desta super potência.

O livro conta a história de Adam Trask e Charles seu meio-irmão. Adam era gentil e bondoso, quanto a  Charles era lindo, porém violento e impulsivo, nunca compartilharam de uma relação muito amistosa, e muitas vezes esta relação lhe rendeu vários hematomas. Adam passou anos  na cavalaria, como era sonho de seu pai, quando retornou a fazenda, ele e seu irmão trabalaram com afinco,dias e noites incansáveis, adquiriram uma boa quantia em propriedades e dinheiro.
Quando em um dia Charles e Adam salvam Cathy, uma prostituta que tivera um dia ruim e fora jogada na valeta. Adam então apaixonado que estava, pede a sua mão em casamento.
Vários acontecimentos levam Adam a deixar a fazenda e empreender seu próprio negócio, com sua esposa.
Seus filhos nascem, e desde revive a própria  passagem da bíblia, entre Caleb e Aron (Caim e Abel Norte Americanos).Intrigas, mentiras, ciúmes incontidos, emoções fortes, paixões e romances, a contar o amor inesgotável de Adam e a mente ardilosa e tenebrosa de Cathy.

Em um emaranhado de acontecimentos, John Steinbeck passou ao leitor todas as dificuldades encontradas pelos Migrantes que chegavam, estes que enfrentavam a todos, na esperança de encontrar um belo lar (o Éden) quando chegassem ao final, mas então se deparam com as próprias vinganças do clima, as dores de um recomeço, as saudades etc, um momento em que o país se encontrava em grande transição, na virada para século XX, novas industrias, grandes cidades se formando, os pioneiros que povoaram a região do Vale de Salinas (o Éden do romance).

Via http://mellbooks.blogspot.com.br/2010/09/resenha-leste-do-eden-john-steinbeck.html?m=1

Livro A Leste do Éden
John Steinbeck
Tradução A. B. Pinheiro de Lemos
Abril Cultural
1984

Boas leituras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário