quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Livro Diário de Faxinal do Céu, Antônio Carlos Villaça


"Aqui, é tão tranquilo, tão sereno, tão quieto. Apenas o canto harmonioso dos pássaros. Apenas. E às vezes uns pássaros mais afoitos, ou mais rápidos ou mais inquietos se chocam de repente contra o vidro fechado da janela. É quase um susto. E há os grilos, mais insistentes no inverno. E há a grande paz silenciosa da mata. Longa mata envolvente que nos traz ou nos oferece os seus pássaros. A doçura de Faxinal do Céu nos alegra, nos pacífica. É uma doçura absoluta..."


Quando iniciei a ler o livro fiquei encantada com aquele relato, que nos apresentava um lugar de sonho, e com um atrativo incrível que era o sonho de qualquer educador.

Mas conforme a leitura se desenvolveu fiquei com a nítida impressão de que estava lendo um compêndio de bografias, tanto que eram as referências de personalidades, assim como inúmeras inserções de fatos pitorescos.

No meu caso, isso só contribuiu para melhorar uma leitura que já se mostrara muito boa. Amo biografias e ler pequenas historias de pessoas ilustres e notórias oersonalidades, permeadas pela experiência do autor na atmosfera única de Faxinal do Céu, fez da minha experiência literária, única e satisfatória.

Villaça veio a falecer em 2005; assim como também a Faxinal do Céu, como ele a conhecera, viria a terminar em 2011 ( questões de Estado! ).

Mas a experiência houve, teve seus inúmeros resultados, e suas historias estão devidamente registradas por esse gênio que foi Antônio Carlos Villaça.

Livro Diário de Faxinal do Céu
Autor Antônio Carlos Villaça
Lacerda Editores, 1998

Deixo para vocês esses dois links para saber mais sobre a experiência em Faxinal do Céu.


Noticia veiculada na Gazeta do Povo, de 2011, noticiando o fechamento da Universidade do Professor, e com ela o declínio econômico da localidade de Faxinal do Céu, em Pinhão, Paraná.

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/universidade-do-professor-e-fechada-4e66qfhlpj2lgtumda2jfhv7y


Leia também um excelente artigo de Chico Guil, de 2004, onde ele nos relata uma visita a Faxinal do Céu à convite do Diretor Portugal e nos traz suas impressões acerca do lugar e do sistema empregado lá:

http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Midia/Um-ceu-de-faxinal/12/4588

Boas leituras!

MilaResendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário