terça-feira, 27 de setembro de 2016

Livro Como Enlouquecer em Dez Lições, Letícia Dornelles


"COMO ENLOUQUECER EM DEZ LIÇÕES acompanha a história de Criatura Chucky, o malévolo, um gigolô cuja mulher se cansa de sustentá-lo e arruma para ele, com um executivo da tv, um emprego como autor de novelas, graças ao talento de Chucky para a mentira e a farsa. 

Ele se entusiasma, pois imagina viver em festas e na ilha de Faces. Mas quando a cobrança por uma história realmente começa, ele literalmente se finge de morto para não trabalhar. A exótica equipe montada ao acaso é quem assume a trama e seus deliciosos personagens para lá de kitschs. 

Rosinha Cor-de-Rosa é uma caricatura bem-humorada das heroínas doces e meigas que enlouquecem os telespectadores com seus excessivos ingenuidade e otimismo. Seu maior desejo é ter uma cachoeira de água benta em casa para ficar ainda mais pura, no melhor estilo Doris Day. ´Por que ela, aos 30, não pode ser a heroína virgem e pura do Brasil?´, reflete Letícia. 

Cleópatra Taylor, mãe de Rosinha, é uma dona-de-casa, que se trata a filha como projeto de apresentadora infantil. E é ela que, com o sumiço de Criatura Chucky, dá os melhores palpites para a trama. Uma noveleira de mão cheia. 

Letícia Dornelles sabe bem do que fala em COMO ENLOUQUECER EM DEZ LIÇÕES.´Escrever novela é uma das atividades mais estressantes que um ser humano pode realizar e, ao mesmo tempo, uma das mais prazerosas,´ conta a autora. ´É delicioso saber que um texto, um diálogo, que você escreve numa madrugada solitária, dali a alguns dias vai ser visto por milhões de pessoas, vai ser comentado, pode lançar moda, emocionar, criar tendências, fazer rir, colocar o povo para pensar, marcar época. 

No decorrer do livro e da trama, Letícia Dornelles mostra como é exaustivo o processo de se escrever uma novela. Usando a sátira para inteirar o público do que acontece antes de um capítulo ser gravado, ela elabora uma espécie de manual para futuros roteiristas de televisão. 

´Quem não enlouquecer depois dessas dez lições, com certeza vai passar a ver a novela com outros olhos. E acreditar que nem toda loucura é ruim,´ finaliza."

Livro Como Enlouquecer em Dez Lições, Letícia Dornelles
Editora Record, 2002

Boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário