segunda-feira, 8 de agosto de 2016

8 de agosto, Dia do Excesso da Terra 'Earth Overshoot Day'

Carta da Terra para Crianças disponível no Stand

Hoje, lamentamos e chamamos a atenção para o Dia do Excesso da Terra, ou Dia da Sobrecarga da Terra.

A data foi criada pelo grupo de cientistas internacional da Global Footprint Network (GFN), para mostrar em que momento a humanidade excede o "orçamento" anual dos recursos naturais que poderia usar sem desgastar o planeta.

Em 2015 o dia foi em 13 de agosto, mas agora em 2016 os cientistas anteciparam para o dia 8 de agosto; até 2030, a projeção é de que os seres humanos consumirao duas vezes mais do que a natureza consegue oferecer!

Fonte: www.revista encontro.com.br com Agência Sputnik

Mas podemos reverter essa situação, com pequenas mudanças em nosso dia a dia: 

1. Economize água: em vez de utilizar apenas a mangueira, utilize a vassoura para varrer o chão e o balde para lavar o carro. Tome banhos curtos, escove os dentes com a torneira desligada, junte maior quantidade de roupas para lavar – estas são algumas ações para você economizar com a conta de luz e reduzir a necessidade de entrarmos em racionamento compulsório, especialmente no verão.
2. Economize energia: tirar aparelhos da tomada quando não estiver utilizando-os, tomar banhos curtos, desligar lâmpadas de locais nos quais ninguém esteja, juntar roupas para passá-las de uma só vez são só algumas das atitudes que podem fazer você economizar energia elétrica, o que reduz o valor da sua fatura e o superaquecimento do planeta.
3. Economize papel: escreva nas duas faces de cada folha, opte por receber contas e demonstrativos bancários de forma online, evite imprimir materiais que você pode utilizar no computador – ações que ajudam a reduzir o corte de árvores e a emissão de dióxido de carbono. Você sabia que são necessárias pelo menos 20 árvores para se produzir uma tonelada de papel?
4. Recicle: é possível transformar papel, vidro, plástico e metal em utensílios diversos. A simples coleta seletiva em sua residência ou local de trabalho pode tornar esse objetivo mais viável.
5. Use a bicicleta: além de uma ótima forma de exercício físico, ao utilizar a magrela (ou mesmo andar) você estará contribuindo para a redução da emissão de carbono, sem agressão ao meio ambiente. Se precisar muito do carro, organize-se para realizar as atividades de uma só vez, poluindo menos e poupando combustível e tempo.
6. Doe para reaproveitamento: é muito provável que roupas, calçados, eletrodomésticos, brinquedos, entre outros objetos, que você não usa mais sejam aproveitáveis para outras pessoas e instituições.
7. Ajude os outros a cuidar do planeta: o conhecimento e a educação são armas poderosas para reduzirmos os excessos e obtermos um planeta muito mais sustentável e melhor qualidade de vida.
Boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário